Projetos
Para Cidades Inteligentes
Dado seu alto grau de complexidade e inovação, projetos para Cidades Inteligentes apresentam características, riscos, formas de financiamento e dinâmicas operacionais absolutamente peculiares.
Dado seu alto grau de complexidade e inovação, projetos para Cidades Inteligentes apresentam características, riscos, formas de financiamento e dinâmicas operacionais absolutamente peculiares.
A inserção de IoT e Big Data no dia-a-dia do ambiente urbano e da prestação de serviços municipais traz consigo novas (e complexas) espécies de relações jurídicas e econômicas, seja na interação entre o desenvolvedor da Solução e o Município, seja na relação destes com os usuários-cidadãos, demandando o envolvimento de profissionais especializados para o apoio ao planejamento e estruturação dos projetos municipais.
A SPIn concentra os mais renomados especialistas e a mais avançada expertise em todos os campos do conhecimento necessários ao planejamento e à estruturação bem-sucedida de Cidades Inteligentes. Nossa atuação na modelagem multidisciplinar de Projetos abrange todas as vertentes de uma Smart City, sob os diversos modelos de interação público-privada possíveis (Concessões, Parcerias Público-Privadas, contratos de fornecimento e prestação de serviços, ajustes sob a Lei de Inovação, entre outros), sempre buscando a absorção de avançadas Tecnologias da Informação e Comunicação para prestação de melhores serviços públicos aos usuários-cidadãos, bem como atribuição de eficiência máxima à gestão pública das Cidades.
A partir de nossa ampla expertise, acumulada ao longo de mais de 10 (dez) anos de dedicação a interações público-privadas em nível municipal no Brasil, enxergamos que o sucesso de projetos para Smart Cities está diretamente relacionado – e condicionado – a três grandes pilares:
Essencial ao financiamento dos investimentos e serviços de cada projeto.
Especialmente a partir da exploração racional do Big Data da Cidade.
Mediante a adoção de padrões e requisitos de interoperabilidade e cibersegurança internacionalmente recomendados.
Nosso sistema de modelagem e estruturação de projetos destina-se a garantir a máxima observância a estes três pilares, maximizando as chances de sucesso de iniciativas públicas e privadas em quaisquer das "faces" das Cidades Inteligentes. Conheça mais sobre elas abaixo:
Desenvolvemos, com pioneirismo, a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos municipais baseados no conceito de "Rede de Iluminação Pública Inteligente", composta por luminárias tipo "LED" (Lighting Emiting Diodes) e dispositivos de controle integrados em cada luminária, com processamento e memória local, destinados à sua "telegestão", e capazes de permitir, em tempo real e por atuação à distância (a partir do CCO), a comunicação bidirecional entre cada luminária e o Centro de Controle Operacional. A Rede de Iluminação Pública transforma-se, nesse modelo, na "espinha dorsal" da Cidade Inteligente, permitindo a conexão de inúmeros dispositivos instalados nas vias públicas (sensores de lixeiras, sensores de bueiros etc.).
Trata-se, sob a ótica de diversos Stakeholders do setor, da plataforma mais factível para a constituição de Smart Cities no Brasil, por razões técnicas, econômicas e jurídicas. Confira mais sobre as Redes de Iluminação Pública Inteligente em "Parcerias Público-Privadas para Smart Cities".
Desenvolvemos a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos municipais destinados à Mobilidade Urbana Inteligente. Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs, Pontos de Ônibus Inteligentes, Bicicletas Compartilhadas, Carros Elétricos Públicos, Semáforos Inteligentes, Fiscalização de Infrações de Trânsito e Gestão Inteligente de Vagas Públicas são algumas das soluções que priorizamos, a depender das demandas e do perfil verificado em cada Cidade.
As alternativas de estruturação são diversas (Concessões, PPPs, contratos de curto prazo etc.), e devem ser avaliadas em cada caso. Nossa assessoria abrange, ainda, a etapa de planejamento, por meio da elaboração ou revisão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que deve ser coerente com o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente.
Desenvolvemos a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos municipais tendentes ao incremento das ações estaduais em segurança pública. Integram os projetos, a depender das demandas do ente público, soluções baseadas em videomonitoramento e processamento inteligente de imagens que auxiliem na pronta intervenção (policial, de atendimento médico, de Defesa Civil etc.) pelas autoridades responsáveis, notadamente para análise qualificada de eventos, identificação de comportamentos nas vias públicas que mereçam atenção das autoridades e, inclusive, reconhecimento facial de indivíduos.
Destaca-se também o emprego de drones para o monitoramento e atuação de interesse público nas Cidades. Além de videomonitoramento, são diversos seus possíveis usos públicos, como a rápida entrega de equipamentos de primeiros socorros no caso de acidentes ou eventos de saúde ocorridos nas vias públicas, seu emprego pela Defesa Civil no caso de buscas por sobreviventes em áreas de difícil acesso, em virtude de desastres), atuação em salvamentos no mar, entre muitas outras aplicações, que ultrapassam os limites da "segurança pública".
Controle Inteligente de Acessos e Dispositivos de Detecção de Tiros de Arma de Fogo também integram as Soluções que adotamos no campo da segurança pública.
Desenvolvemos a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos municipais no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, abrangendo a elaboração e/ou atualização dos Planos Municipais de Água e Esgoto e a estruturação de Concessões, PPPs e outros modelos de interação público-privada para a realização de investimentos e prestação de serviços neste setor, a partir do planejamento e das metas definidas no Plano.
Dentro da estratégia de evolução das Cidades ao patamar das Smart Cities, buscamos inserir, em nossos projetos no setor de água e esgoto (desde o planejamento até a estruturação), soluções baseadas em TICs que tornem o serviço mais eficiente à Administração Pública, como Hidrômetros Inteligentes, capazes de transmitir a um Centro de Controle, em tempo real, o consumo de água acumulado de uma residência/prédio ligada à rede pública de abastecimento, oferecendo-se ao prestador do serviço informações constantemente atualizadas, que servem não somente ao faturamento mais eficiente e confiável, mas ao monitoramento e planejamento constantes do uso da água, assim como ao controle de fraudes, sendo possível aos usuários, ainda, acompanhar seu consumo em tempo real, por meio de aplicativos.
Controle de Perdas Físicas na Rede de Abastecimento de Água (através de sensores acústicos), Monitoramento de Qualidade da Água e Tratamento Inteligente de Esgoto (com a geração, no ciclo de tratamento, de energia a partir do lodo/biogás, assim como de água de reuso) também integram as soluções que buscamos aplicar em nossos projetos municipais.
Desenvolvemos a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos municipais no setor de resíduos sólidos urbanos, abrangendo a elaboração e/ou atualização dos Planos Municipais (ou Regionais) de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a estruturação de Concessões, PPPs e outros modelos de interação público-privada para a realização de investimentos e prestação de serviços neste setor, a partir do planejamento e das metas definidas no Plano.
Primamos pela adoção de soluções inteligentes nos projetos. Por exemplo, com a instalação de sensores destinados ao monitoramento remoto e em tempo real da capacidade das lixeiras e contêineres instalados nas vias públicas e do volume de lixo depositado em cada local, permitindo-se seu controle e acompanhamento à distância, por um Centro de Controle, bem como a geração automática, uma ou mais vezes ao dia, da "rota mais eficiente" de coleta (atualizada constantemente e encaminhada aos motoristas dos caminhões responsáveis pela coleta, por meio de aplicativo para Smartphone).
Telemetria de Lixo Individualizada e Tratamento Inteligente (com a geração de energia no ciclo de tratamento dos resíduos não recicláveis, como por transformação do lixo orgânico em biogás e combustível derivado de resíduo), são soluções também adotadas em nossos projetos.
Municípios constituem um dos maiores consumidores de energia elétrica de todo o sistema. Iluminação Pública, Semaforização, Saneamento Básico, Operação de Prédios Públicos, VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos), entre outros, são alguns dos relevantes centros de consumo energético de uma Municipalidade.
Nossos projetos primam pela busca da independência energética nas Municipalidades. Instalação de placas solares em pontos de ônibus e topos de prédios públicos, turbinas eólicas em estruturas municipais e pisos para geração de energia por fonte piezoelétrica são algumas das soluções que adotamos.
Trabalhamos com o desafio da gestão da saúde pública, notadamente em nível municipal, onde os recursos são, em regra, mais escassos que noutras esferas federativas, e nos quais, por tal razão, mostram-se ainda mais bem-vindas tecnologias que tragam eficiência ao atendimento e gestão de pacientes da rede pública, reduzindo-se custos.
Estruturamos projetos baseados em Soluções Big Data para Saúde Pública, com grande potencial de otimização do serviço de saúde pública em nível local, agilizando e até automatizando diagnósticos e proposições de tratamentos (além de ações globais de saúde), por meio de Inteligência Artificial avançada.
Trabalhamos com soluções baseadas em Big Data e tecnologias cognitivas para gestão da educação pública. Por meio da análise qualificada dos dados "macro" do sistema educacional e dados "micro" colhidos dia-a-dia perante os alunos da rede, tem-se informações e subsídios preciosos ao gestor educacional da Municipalidade, com alto potencial de otimização dos serviços, em nível local e estadual.
Os Smart Phones e seus aplicativos constituem, hoje, o mais eficiente canal de interação permanente entre um indivíduo e pessoas, serviços e órgãos públicos. Nesse sentido, a fim de viabilizar maior interação entre a Administração Municipal e os cidadãos, possibilitando, assim, a gestão colaborativa dos espaços e serviços públicos, além de notórios ganhos de eficiência, desenvolvemos projetos baseados em "aplicativos da Cidade Inteligente", viabilizados em conjunto com serviços de conectividade pública (via Wi-Fi, Li-Fi e meios análogos).
Desenvolvemos a modelagem técnica, econômica e jurídica de projetos de Concessão, PPP e outras modalidades de contratação, destinados à delegação da gestão de Parques Urbanos, de modo a viabilizar investimentos em qualificação dos equipamentos públicos e ganhos de eficiência na sua gestão.
Aplicativos efetivamente transformam a experiência do visitante dos Parques Urbanos, permitindo a conexão entre pessoas, a formação de grupos para atividades físicas regulares, a criação de uma rede de professores e orientadores físicos, entre outras diversas funções, viabilizadas a partir da absorção de tecnologia na gestão dos Parques.
Smart Cities também podem "acontecer" em âmbito privado. Serviços típicos das Cidades podem ser oferecidos em menor escala em Condomínios ou Ruas Inteligentes – os denominados "Smart Places" –, cuja estruturação envolve cuidados semelhantes ao de um projeto em escala urbana.
Conheça mais sobre os Smart Places em "Parcerias Público-Privadas para Smart Cities".